O baguá é uma representação gráfica dos pontos energéticos das principais atividades vitais humanas. Podemos dizer que ele é um mapa das influências energéticas de um lugar usado para associar essas atividades com o espaço construído e a energia que esses pontos influenciam na vida das pessoas. Muito parecido aos pontos da acupuntura onde cada ponto do corpo está ligado a um determinado órgão fisiológico.

Cada casa possui uma frequência energética específica e o baguá é um auxílio para a observação e compreensão das energias que regem os locais específicos de uma construção. Essas energias refletem o estado emocional, espiritual e prático da vida dos moradores desta casa. Cada área do guá está relacionado a um tipo de energia regida pela Teoria dos 5 Elementos (fogo, terra, metal, água, madeira) juntamente com a Teoria do Yin e Yang formando um ciclo dinâmico e equilibrado. O elemento representativo de cada espaço ajuda a observar as necessidades para equilibrar a vida de seus moradores com harmonia e tranquilidade.

O Feng Shui do Budismo Tântrico do Chapéu Negro utiliza o baguá do céu anterior como ferramenta para localizar as energias específicas em cada ambiente da casa, comércio, ambiente ou até mesa de trabalho. Essa escola de feng shui adaptou o seu uso para o modo de vida urbano conforme a cultura ocidental. Para facilitar o processo de observação dessas construções atuais a forma octogonal do baguá foi transpassado para um formato retangular mais próximo da forma dos atuais edificações.

O baguá representa o movimento ou ciclo da vida através das casas representadas pelo: trabalho, sabedoria, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade, amigos e saúde. Se todas essas áreas das nossas vidas estiverem em um movimento harmonioso e tranquilo a vida será de muita paz e prosperidade.

Podemos fazer uma leitura do baguá através das áreas que formam seu perímetro e o centro.

A linha da água, situada com a área do trabalho deverá ser alinhada com entrada principal da casa pois são essas as principais entradas de energias ou Ch’i para dentro das casas.

Estes são os guás ou áreas especificas:

1 – Amigos: as pessoas que nos ajudam e as viagens

2 – Trabalho: carreira profissional

3 – Sabedoria: autoconhecimento e a espiritualidade

4 – Família: toda a família

5 – Prosperidade: finanças, riqueza, bem materiais

6 – Sucesso: fama, reconhecimento e reputação pessoal

7 – Relacionamento: matrimônio e as sociedades comerciais

8 – Criatividade: criatividade, os filhos, bem-estar e progresso

9 – Saúde: representa a saúde física

O baguá em formato retangular é sobreposto a planta da casa a ser analisada e cada lateral é divida em 3 partes iguais originando uma grade com os pontos das atividades, alinhando a entrada da casa pela linha do guá do trabalho. Cada ambiente da casa está vinculada a uma área do baguá e a partir dessa observação podemos ver se o ambiente está com o seu chi fortalecido ou debilitado.

As observações apresentadas pela aplicação do baguá na casa deve ser cuidadosa e criteriosa para permitir e determinar as melhores curas ou ativações conforme as necessidades específicas dos moradores.

Ao analisar essa planta podemos observar os aspectos positivos e os aspectos negativos. O aspecto negativo é o banheiro na área do sucesso. Os aspectos positivos são: a entrada na área dos amigos, a cozinha na área da sabedoria, o quarto de casal na área do matrimônio. Porém, a análise de uma casa deve levar em consideração outros pontos importantes como o ambiente externo e os aspectos psicológicos dos moradores da casa.

Muitas casas terão faltas e excessos em determinadas áreas. Até porque as casas não são retangulares, elas possuem formatos diferentes. As áreas em falta ou excesso precisam ser aplicadas curas de feng shui para deixar seus fluxos energéticos em harmonia. Mas, isso é uma questão muito sutil que deve ser trabalhada individualmente. Pode ser que uma casa tenha falta na área da sabedoria e provavelmente essa falta faça com que os moradores tenham um movimento de buscar o aprendizado ou melhorar a sua conexão com a espiritualidade. Então, essa falta não é totalmente ruim.

No próximo post vou explicar melhor sobre as áreas em falta ou excesso.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu